Menu
Fale Conosco
  • Horário de AtendimentoSegunda à sexta-feira, das 10:00h às 17:00 hrs
Filtrar por
Visualização:

Planners: saiba como escolher a melhor opção para a sua rotina

Manter uma rotina de tarefas organizadas no dia a dia é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Além da rotina de trabalho agitada, as demandas de casa e o cuidado com os filhos são tarefas que exigem uma boa capacidade de organização.

Desse modo, é importante contar com um item que ajude nessa organização de maneira prática. Nesse sentido, um planner é exatamente o que essa pessoa precisa! Além de oferecer um espaço para anotações no dia a dia, os planners também oferecem o calendário, algo que ajuda a organizar a rotina nos diferentes meses e dias da semana.

Mas, se você não sabe o que é um planner, qual a diferença entre ele e uma agenda ou como escolher o certo, nós, da Mimeria, explicamos para você. No artigo a seguir vamos trazer as principais características do planner, bem como algumas dicas de como escolher o modelo que mais se encaixa com as suas necessidades.
 

O que é um planner?

Pois bem, mesmo sendo bastante popular entre o público em geral, vale a pena explicar melhor sobre o que é um planner. Sendo assim, podemos definir o planner como um item de papelaria que une as funcionalidades das agendas comuns com espaços maiores e funções diversas.

Com isso, esses acessórios te ajudam na organização e planejamento de atividades, tarefas, compromissos, viagens e muito mais. Uma das principais vantagens que ele oferece é o espaço para anotações gerais, anotações da semana, mês ou dia, monitoramento de hábitos, anotações de objetivos, dentre outros. 

Os planners têm esse formato e características pensando em proporcionar uma visão ampla da rotina para que, assim, você possa definir metas e se planejar para alcançá-las. Essa é, portanto, uma das principais diferenças em relação às agendas, como vamos explicar no tópico a seguir.

No mais, confira na lista a seguir alguns dos modelos de planners que temos disponíveis em nosso site:

  • Planner de mesa;
  • Planner permanente;
  • Planner mensal;
  • Planner semanal;
  • Planner lista de tarefas;
  • Planner diário;
  • Planner pocket.
     

Diferença entre planner e agenda 

Cadernos, blocos, sketchbooks, planners e agendas são alguns dos utensílios mais usados para fazer anotações no dia a dia. No entanto, mesmo com cada um destes tendo suas próprias características, é comum que as pessoas se confundam, principalmente em relação às agendas e planners.

Desse modo, a maior diferença entre a agenda e o planner é que a primeira serve para anotar as atividades do dia, mas não para planejá-las, e ela, necessariamente, tem data marcada. Já o segundo tem espaço para anotar e planejar, além de ter, normalmente, a parte da data em branco. Peguemos como exemplo uma viagem. 

Na agenda você pode anotar a data dela, mas só no planner você poderá colocar todas as coisas que envolvem seu planejamento – como escrever as tarefas que deverão ser realizadas: tirar passaporte, comprar passagens, fazer reservar no hotel, fazer a mala e anotar tudo que vai dentro dela, sacar dinheiro e muito mais. 

Então, se você precisa de um item que te ajude na definição de metas, na organização da rotina, no controle de hábitos e finanças, na produtividade, enfim, em tudo que envolve planejamento, você está à procura de um planner. 

Ademais, uma vantagem interessante dos planners em relação às agendas é a variedade de formatos. Enquanto as agendas costumam ter um formato semelhante aos cadernos, o planner oferece versões na vertical, horizontal e até mesmo para ser usado sobre a mesa, além de tamanhos diversos, em espiral ou brochura.
 

Como escolher o planner ideal? 

Como já mencionamos no tópico anterior, um dos benefícios mais interessantes dos planners é a variedade de modelos e formatos que esse artigo oferece. Porém, essa variedade traz uma questão importante: qual modelo de planner é adequado para as minhas necessidades?

Desse modo, para escolher a ferramenta perfeita, você precisa levar em consideração sua rotina. Se você precisa de um item que deixe seu planejamento sempre à vista, um planner que vai na porta geladeira é uma boa opção, por exemplo. 

No entanto, há também aquelas pessoas que têm um dia agitado e longo fora de casa, tendo trabalho, estudos e compromissos sociais ao longo dia. Nesse caso, se você precisa de um planner que dê para carregar para todos os lados, o modelo permanente é a melhor escolha. 

Agora, se você precisa de uma ferramenta para a mesa de trabalho ou para organizar sua rotina de estudos em casa, os melhores são os blocos planner ou planner de mesa. Para auxiliar você nessa busca, vamos elencar a seguir alguns critérios para escolher o planner adequado:

  • Objetivos: antes de comprar, leve em conta se pretende planejar apenas as tarefas da semana, do mês ou até mesmo o ano inteiro. Com base nisso fica mais fácil escolher o tipo de planner;
  • Onde pretende usar: se o interesse é de usar apenas no trabalho, a opção de planner de mesa pode ser mais interessante. Porém, se pretende levar por todos os lugares, talvez o modelo bloco seja mais adequado;
  • Considere o tamanho do planner: para quem leva o planner por todas as partes, é interessante avaliar o tamanho do objeto antes da compra. Quem usa mochila pode considerar um modelo mais pesado e grande, por exemplo, mas isso dificulta o manuseio em locais sem o apoio de mesa, por exemplo.;
  • Observe o tipo de folha: Conforme a gramatura da folha, bem como a cor e o material que é produzida, é preciso usar diferentes cores e tipos de canetas nas anotações. Por isso, antes de comprar, leve em conta essa informação.
     

Conheça um pouco mais deles em cada seção! 

Agora que você já sabe tudo sobre um planner é só escolher o seu com muito carinho. E, se você quiser turbinar seus planejamentos, é só visitar nossa seção de Papelaria da Mimeria e combinar este item com vários acessórios. Aproveite para programar seu próximo ano com uma bela Agenda 2024! Boas compras!